Pontos Turísticos

Lagoas

Lagoa Jesuína

Integrante da Lagoa Juparanã, a Jesuína é um dos pontos turísticos mais visitados em Rio Bananal. Em 1860, a Lagoa Juparanã recebeu a visita de Dom Pedro II, que conheceu a então Ilha de Santa Ana, que se tornou Ilha do Almoço, e posteriormente, Ilha do Imperador, em Homenagem a Dom Pedro II.

A Lagoa Juparanã faz parte de um conjunto que banha os municípios de Rio Bananal, Linhares e Sooretama.

A Lagoa Jesuína recebe esse nome devido a influência dos Jesuítas na região.

Cachoeiras
Não há como não se deslumbrar diante de tanta beleza natural que este município presenteia a sua população. E é nas cachoeiras que o respeito pela natureza deixa a marca deste povo.
Elas se encontram em vários lugares do município, e mesmo estando em terrenos particulares, a população tem a liberdade de promover encontros, para apreciar um delicioso churrasco e um bate-papo entre os amigos

Seminário

Construído desde 1948, o Seminário foi inicialmente a "casa dos padres pavonianos" que com seu esforço, fé e muita perseverança convocaram jovens de Rio Bananal a participarem deste trabalho tão árduo que é evangelizar o povo de Deus.

A construção foi fruto de um trabalho de todas as comunidades do município. Cada um ajudava com o que podiam, uns com a mão-de-obra, outros com uma saca de café, feijão ou milho, outros doando cabeça de gado para os leilões que reuniam os pecuaristas de toda a região.

No passado o local cedeu espaço para o primeiro Jardim de Infância do município onde as crianças passavam o dia. Em 1980 a seminário ficou sob os cuidados dos padres diocesanos e em 1984, a Congregação Orionita assumiu a paróquia de Rio Bananal que é denominada Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

O prédio além de abrigar os "seminaristas", e os padres que dão assistência religiosa ao município que possui 64 comunidades religiosas, também abriga as freiras que desenvolvem atualmente um trabalho voluntário para crianças carentes na então escolinha das irmãs chamada de Raio de Sol.

 

Igrejas

Igreja de Santo Antônio 

A Igreja de Santo Antônio foi construída em 1937, é considerada a 2ª mais bela do Estado. Seu interior foi completamente pintado pelo italiano Alberto Bogani na década de 60. São afrescos que fascinam os visitantes.

Igreja de São Sebastião 
A Igreja de São Sebastião, construída em 1939, proporciona uma boa impressão de beleza para os que a observam na chegada da cidade vindo pela rodovia. Além de uma bela estrutura arquitetônica, a igreja possui em seu interior uma obra do pintor Alberto Bogani.

Outras igrejas também se destacam pela arquitetura: como as do Distrito de São Jorge do Tiradentes e da Comunidade de São Paulo.

Ponto Turístico e Tradição Religiosa

Pedra do Cruzeiro 
Todos os anos na sexta-feira santa e no dia de Nossa Sª Aparecida, centenas de fiéis desafiam as dificuldades e sobem a Pedra do Cruzeiro.  No alto, é possível deslumbrar uma panorâmica de toda a cidade de Rio Bananal, além de partes de cidades vizinhas.

Segundo historiadores, a tradição iniciou-se numa época de seca. Os moradores subiram à pedra entoando orações e pedidos de chuva. Ao chegar ao topo começou a chover.

No Topo da Pedra há uma cruz e uma gruta de Nossa Sª Aparecida.

Acompanhe a Câmara

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Twitter

Atendimento ao Público

De segunda à sexta, das 12h às 18h

Telefone

(27) 99253-0271 / (27) 3265-1214

Sessões Plenárias

Toda segunda-feira a partir das 18h

Endereço

Av. 14 de Setembro, n° 1105, Ed. Luiz Endringer, São Sebastião - Rio Bananal/ES - CEP: 29920-000

Localização

Copyright © 2022 Câmara Municipal de Rio Bananal. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.